terça-feira, 7 de outubro de 2014

ETAPA 2 Aula-tema: O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar.

Passo 1


O ábaco é instrumento de calculo, e sua composição é feita por uma moldura de madeira com molduras, botoes ou arames, nos quais tem como elemento de contagem fichas, bolas, contas etc... teve origem na china e no japão há mais de 5.500 anos.  As operações são efetuadas de acordo com o sistema posicional, o ábaco não resolve os cálculos, ele simplesmente contribui na memorização das casas posicionais(unidade, dezenas) enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Existem diferente tipos e modelos espalhado por todo o mundo
  • Ábaco Romano
O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculi. Mais tarde, e na Europa medieval, osjetons começaram a ser manufacturados. Linhas marcadas indicavam unidades, meias dezenas, dezenas, etc., como na numeração romana. O sistema decontag em contrária continuou até à queda de Roma, assim como na Idade Média e até ao século XIX, embora já com uma utilização mais limitada.


  • Ábaco chines 
          O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo". O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece o ábaco do tipo 1/5, mais fácil e rápido.Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China excepto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.





  • Ábaco Indiano
            Ele é conhecido também como ábaco de pinos. Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no nosso sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.



PASSO 2

Atividades com Ábaco


1) Escreva as quantidades representadas em casa ábaco.


2)   No ábaco de pinos, representamos o numero 245 assim: 200+40+5=245



    
3) Desenhe no ábaco e represente-os




Passo 3

A criança já tinha um conhecimentos prévio do ábaco, mas não sabia como utilizar com tanta facilidade , no decorrer das explicações  das casas decimais, ela entendeu e sozinha percebeu que a base de numeração tinha 10 peças cada. Depois de explicar a ordem dos pinos, unidade, dezena e centena, começamos a realizar alguns exercícios.A criança aprendeu a manipular o ábaco, e gostou muito de desenvolver a atividade.


Passo 4

 1 )Para que serve o ábaco?

R: Para fazer contas e contar os números.
 
2) Para formar uma dezena no ábaco como devemos fazer?

R: Devemos colocar apenas uma argola na casa da dezena.

3) Para formar duas centenas o que devemos fazer?

R: Devemos colocar duas argolas na casa da centena.

     4) No ábaco há apenas duas argolas na casa da dezena, e cinco na casa da unidade. Qual o número representado?

R: Vinte e cinco.


Referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco
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