Passo: 3
Produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.
O processo inicial do conceito de numeração, vem bem antes do processo educacional em sala de aula, no dia a dia da criança ela já vivencia o processo de seriação, classificação e ordenação, por exemplo quando a criança refere-se a sua idade mostrando os dedinhos, ela não sabe mas neste pequeno gesto a matemática já entra em ação em sua vida.
Já inserida na sua vida estudantil, o professor vai ser um mediador para ajudar o seus alunos á construir este conceito, trabalhando com exemplos que não fogem do seu cotidiano, ou que estimulem sua imaginação, pois o aluno irá aprender através das interações sociais e situações concretas. Por exemplo usando materiais como balas, bolas, palitos, cubos etc...
É necessário preparar aulas dinâmicas com jogos que despertem a curiosidade e estimulem a criança a utilizar o calculo mental e adequar grupos produtivos.
É dever do professor sempre estar atualizando seus conhecimento e a se a profundar nas teorias e pesquisas para melhor atender a necessidade do aluno, melhor dizendo atendendo a necessidade de cada um deles pois cada um tem suas duvidas e dificuldades individuais.
Assim tendo consciência que a educação infantil é eficaz quando há um hábito que organiza o trabalho do educador e ainda promove segurança aos alunos.
Passo: 4
Preparar uma apresentação, para alunos do 5º ano, sobre a História da Matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de Numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.
Para melhor compreensão da Historia da Matemática, nada como explicar o que é a matemática.
A matemática é a ciência que estuda as quantidades, as formas, e também é considerada uma linguagem usada para expressar determinadas capacidades do seres humanos, como símbolos, letras, figuras e algarismos.
A historia se inicia quando o ser humano relaciona os números para melhorar sua qualidade de vida. Eram usados objetos para relacionar quantidades, como pedras, nós em cordas, marcas em osso....
Como ainda não existia os números, os primatas ou homens das cavernas ao sair para caçar alimentos marcavam a quantidade em riscos no osso de um lobo ou em uma madeira para ter controle de produtividade. Como a inteligencia humana vai além de nossa compreensão com o passar do tempo começaram a criar animais para garantir seu sustento assim também exerciam o controle das pedras, mal imaginavam que ao longo do tempo surgiria a Matemática chamada calculo, que em latim quer dizer contas em pedras.
Por volta do ano de 4.000 a.C. novas atividades foram surgindo, os agricultores passaram a produzir alimentos maiores as suas necessidades, assim se iniciou as atividades extras, o comercio por exemplo, com esse desenvolvimento surgiu a escrita era decretado o fim da era da pré- história e o começa da História.
Os egípcios criaram símbolos para complementar e ajudar em suas obras, com o sistema de numeração que se baseava em sete números chaves:
Desta forma conseguiam realizar vários tipos de cálculos que envolviam números inteiros, os egípcios comprovavam ao longo da história que eram muito habilidosos e criativos.
Já os romanos não criaram símbolos novos e sim, se aproveitaram das letras do alfabeto para representar os números.
O sistema de numeração romano foi adotado por muitos povos. Mas ainda era muito confuso a forma de efetuar cálculos, por esse motivo vários estudiosos buscaram o aprimoramento do calculo para facilitar a vida do ser humano.
Como demonstrado na imagem acima, assim se deu a evolução numérica até os dias atuais, sendo assim compreende-se a extrema importância e valor deste processo.
Site de Referencia: http://pt.wikipedia.org
Trabalho realizado por:
Adriely Frota RA: 4200053724
Jéssica M. O. Nunes Rosa RA: 4261840424
Sabrina Assunção de Oliveira RA: 4200073378
Nenhum comentário:
Postar um comentário